heading

As maravilhas da interconexão e como ela transformou o mercado

As maravilhas da interconexão e como ela transformou o mercado

Atuar em um mundo globalizado, com informações simultâneas e instantâneas, é uma tarefa complexa, principalmente para o cenário dos negócios. A interconexão auxilia as empresas na adaptação de seus processos a essa realidade.

Graças a ela, temos hoje a internet rápida e ágil, com troca de dados mais segura, privada e direta entre empresas. E a tendência é que boa parte das corporações migrem para a nuvem, hospedando estes sistemas em data centers.

Com o avanço da interconexão, a latência (tempo levado para os dados percorrerem de uma rede a outra) diminui consideravelmente, inclusive em casos de congestionamento de rede, roteadores e firewalls.

Para entender mais sobre interconexão e as previsões de um futuro próximo do segmento, acompanhe esse artigo.

Como funciona a tecnologia de interconexão?

A era da transformação digital caminha lado a lado com as mudanças da internet, graças à interconexão, ou seja, com a troca de dados segura, privada e direta entre empresas. No início, da necessidade de conectar diferentes corporações, deu-se a criação de um canal, por meio do qual trafegam os dados entre clientes e diversas operadoras.

E, desse contexto, desenvolveu-se a evolução da interconexão entre backbones internet, ou seja, entre as redes dos prestadores de internet que compõem a internet mundial.

Essa possibilidade de interconexão surgiu no final da década de 90 e é realizada nos Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) ou IXs (sigla em inglês para Internet eXchange Point).

O objetivo central de um ponto de troca de tráfego é permitir que redes se interconectem diretamente, tornando o roteamento de dados mais eficiente. Entre suas vantagens principais estão a diminuição de latência, qualidade e desempenho.

Na prática, para o acesso à internet, usuários obtêm internet por meio de acessos banda larga ou dedicados. Nesse processo, o ISP ou provedor de serviço de internet enviará o tráfego de dados desse usuário para a rede de backbone. Durante esse percurso, os ISP´s terão conexões diretas com um ou mais provedores de backbone. E, devido a essa hiperexposição de dados, as chamadas linhas dedicadas são as opções mais escolhidas pelo mercado corporativo, já que oferecem mais segurança por se conectarem diretamente às redes de backbone.

Nesse contexto, a tecnologia de backbones avança a cada ano, gerando tendências importantes no que tange às interconexões e serviços relacionados a esse mercado.

Tendências de mercado

A Interconexão direta entre empresas, impulsionada pela transformação digital, é uma tendência que se intensifica. Segundo a consultoria Gartner, a interconexão via fibra óptica e uso de data center como ponto de integração é o futuro em negócios digitais.

E, para um futuro muito próximo, o Global Interconnect Index afirma que a velocidade de interconexão total no mundo deverá crescer 45% ao ano até meados de 2020, o que significa mais de 1 milhão de interconexões.

O digital está agindo de maneira disruptiva em todos os setores, forçando as empresas a transformarem seus negócios e estratégias de infraestrutura de TI para tornarem-se mais competitivas. Há a expectativa de que o setor de Telecomunicações cresça 27% ao ano e chegue a mais de 825 Tbps de Velocidade de interconexão e cloud/TI cresçam 39% ao ano, alcançando 820 Tbps de velocidade de interconexão.

E essa tendência abrange também o segmento residencial. O Global Interconnect Index atesta que a taxa de crescimento anual (Compound Annual Growth – CAGR) da interconexão privada deve crescer 48% até 2021, o dobro da esperada para a expansão do tráfego IP no mundo, de 26%. Na América Latina, deverá apresentar uma CAGR de 59%.

O estudo indica também que o ritmo mais rápido de crescimento, medido pela CAGR (98%), será das empresas que se conectam à nuvem e aos serviços de TI.

Os benefícios da interconexão e seus personagens

Sendo assim, com intensificação da interconexão, a cloud (nuvem) ganha papel central, oferecendo melhores custos, produtividade e escalabilidade aos negócios.

As inovações de produtos e serviços na nuvem estão acelerando a transformação digital para muitas empresas e tornam-se facilitadoras de negócios, pois, à medida que cargas de trabalho mais críticas são transferidas para a nuvem, a demanda por interconexão privada entre empresas e provedores de cloud e de TI também aumenta.

Consequentemente, a interconexão é a base fundamental para o bom andamento das clouds. A nuvem interconectada reúne empresas e provedores de forma direta e segura em vários locais, de maneiras diferentes, gerando mais agilidade comercial, inteligência e inovação.

A Century Telecom, operadora regional de telecomunicações, possui um vasto portfólio e atua no mercado corporativo, disponibilizando soluções personalizadas em backbones para   empresas privadas, setor público, carries (operadoras de telecomunicações) e ISPs (Internet Services Providers).

A empresa atende de maneira consultiva, com profissionais que compreendem a necessidade de cada cliente de maneira única, oferecendo o serviço certo para o seu negócio.

heading

Nossos

Clientes

O que nossos clientes andam dizendo

Depoimentos

Nosso maior bem é a parceria e reconhecimento de quem está todos os dias ao nosso lado: nossos clientes.

CONTRATE AGORA

Contrate agora as soluções Century Telecom

Informações e Contatos

(31) 3514-7800

NOC (31) 3514-7899

Rua Tenente Garro, 118 | 10º e 14º andar
Santa Efigênia | Belo Horizonte-MG | CEP 30.240-360

Cadastre-se em nossa Newsletter