heading

Backbone MPLS: recursos que vão além da rede Metro-Ethernet

Backbone MPLS: recursos que vão além da rede Metro-Ethernet

Empresas de todos os portes necessitam conexões rápidas, eficientes e que garantam o fluxo necessário de dados. O mercado oferece algumas tecnologias de conexão com características bem definidas e aderentes às mais diferentes demandas. O MPLS é uma delas.

Um dos motivos pelos quais as empresas devem considerar arquiteturas baseadas em MPLS para as suas infraestruturas é que sua tecnologia provê diversos benefícios para as funções de comutação e roteamento nos backbones dos provedores.

O Multiprotocol Label Switching (MPLS) foi desenvolvido para tornar mais eficiente o transporte dos dados. Trata-se de uma tecnologia de encaminhamento de labels que encapsula e transporta unidades de dados de camadas 2 e 3, como por exemplo, IP e Ethernet. Quando utilizado em redes IP, esses pacotes passam a ser encaminhados via definição explícita da rota. O roteamento explícito permite que através da classificação de pacotes, sejam atribuídos rótulos a estes, passando a ser enviados através de um caminho virtual, sem a necessidade do pacote ser analisado nó a nó.

MPLS – eficiência e flexibilidade

Basicamente, o MPLS é um protocolo voltado para o transporte de aplicações multimídia e foi desenvolvido para atender muitos usuários e aplicações, permitindo múltiplos serviços de rede e encaminhamento correto do tráfego de dados.

Como diminui o processamento em equipamentos de redes distintas e pode ser usado em qualquer uma delas, é uma solução flexível e prática. Além disso, agrega a melhor performance do backbone.

No contexto de empresas com unidades em endereços distintos, há a possibilidade de montar uma rede virtual privada que confere melhor qualidade e segurança a essa empresa.

Na prática, com o MPLS é possível agregar alguns valores, como o tratamento diferenciado fim a fim para voz, imagem e dados, com o fluxo necessário, com baixa latência e jitter, além de reserva de banda para as aplicações críticas  No caso das redes que não utilizam protocolos de transportes com suporte a classes de serviço e QoS (Quality of Services) , não há como dar esse tipo de tratamento específico e diferenciado.

Esse modelo faz parte do tráfego corporativo usual, com origem e destino em portas Ethernet e, se comparado ao backbone MPLS, apresenta déficit pela falta de resiliência, carência de simplificação quanto à configuração dos protocolos de roteamento e vulnerabilidade a erros e falhas.

Com ele, a rede tem a possibilidade de crescer quase que exponencialmente, sem que sejam necessárias alterações significativas no projeto original.

Processo técnico de montagem do MPLS

Contudo, o processo técnico geral da infraestrutura precisa ser bem montado, levando em conta topologia, interconexões, alocação e distribuição do endereçamento IPv4 e IPv6, boas práticas na configuração dos protocolos e demais serviços de rede, entre outras ações.

O MPLS permite também a criação de VPNs (Redes Virtuais Privadas) com sigilo completo do tráfego de dados e a criação de rótulos específicos para cada VPN. Disponibiliza também suporte a QoS (Quality of Services) e Engenharia de tráfego em uma rede IP.

A Century Telecom disponibiliza a conexão IP MPLS entre todas as unidades do cliente e parceiros de negócios, por meio de circuitos dedicados, com garantia de banda e tratamento de QoS, para diferentes classes de serviços.

A empresa atende diferentes naturezas de tráfego e seus requisitos de transmissão, com a qualidade e o desempenho adequado às diferentes aplicações, suportados pelo backbone IP MPLS da Century Telecom.

Convergência, integração, simplicidade nos processos e eficiência. Conheça as soluções da Century Telecom e confira.

heading

Nossos

Clientes

O que nossos clientes andam dizendo

Depoimentos

Nosso maior bem é a parceria e reconhecimento de quem está todos os dias ao nosso lado: nossos clientes.

CONTRATE AGORA

Contrate agora as soluções Century Telecom

Informações e Contatos

(31) 3514-7800

NOC (31) 3514-7899

Rua Tenente Garro, 118 | 10º e 14º andar
Santa Efigênia | Belo Horizonte-MG | CEP 30.240-360

Cadastre-se em nossa Newsletter