Pular para o conteúdo

Cloud Computing: 4 benefícios para sua empresa optar pela nuvem

De fato, o conceito de nuvem, ou cloud computing, mostra-se ideal não só para ambientes de missão crítica, mas como forte tendência para os próximos anos, conforme divulgação da Revista Forbes.

O artigo da Forbes afirma que estamos vivenciando algumas transformações importantes em 2019, que farão a nuvem se tornar o ambiente corporativo dominante.

Esse tipo de tecnologia permite que informações de uma empresa sejam armazenadas em servidores virtuais e, impulsionados pela Inteligência Artificial (IA) e por novos modelos de parceria, equilibra os objetivos do negócio.

Em nuvem, a informação fica mais protegida, além de acessível para compartilhamentos de dados na internet. Sendo assim, o cloud computing impulsiona também o processo de transformação digital das companhias.

Listamos abaixo quatro benefícios para empresas que optam pela nuvem. Acompanhe!

1 – Economia de custos

A nuvem promove reduções de gastos com a infraestrutura de TI, tanto de hardware quanto de software, o que gera uma economia notável.

Quando um ambiente físico de TI é migrado para um ambiente na nuvem ocorre, naturalmente, uma otimização dos recursos computacionais, proporcionado pela maior flexibilidade de configuração das tecnologias de virtualização e computação em nuvem. Esta otimização reflete, por exemplo, nos custos de licença de software que comumente são cobrados por quantidade de servidores ou núcleos de processadores (CPU).

O cloud computing viabiliza uma infraestrutura mais barata, que engloba serviços de computação, espaço físico, manutenção, monitoramento etc., tornando o resultado final satisfatório e com custos reduzidos.

A contratação de um pacote de serviços em nuvem possibilita que o empresário consiga provisionar antecipadamente seus custos e gastos com TI.

Além dos pontos acima, há a possibilidade de redução do TCO, que representa o custo total de propriedade, ou Total Cost of Ownership, que a nuvem pode gerar e agregar à sua operação.

2 – Flexibilidade

Onde estiver, você conseguirá realizar todas as requisições online, resolvendo assim problemas e ações de maneira remota. Esse é um benefício prático e real do cloud computing.

Dessa forma, as organizações conseguem acessar documentos por meio de dispositivos, como computador, smartphones e tablets. Um modelo totalmente adequado às inovações tecnológicas dos mais diversos mercados.

3 – Armazenamento

Nesse formato, a capacidade de armazenamento é ilimitada e, caso a empresa queira aumentar o espaço, o processo é simples: basta alocar mais disco, por meio da ferramenta.

Organizar seus recursos com a aplicação dessa tecnologia por armazenamento, além de resolver a questão de espaço físico, torna o monitoramento e controle desses dados muito mais acessível e possível.

4 – Segurança

Um computador ou dispositivo móvel com essa ferramenta oferece muito mais segurança aos sistemas internos, pois qualquer problema que venha ocorrer nessa nuvem não afetará o armazenamento de informações e seus documentos permanecerão intactos.

Os servidores que guardarão esses dados estarão a quilômetros de distância entre si, ou seja, se algum deles sair do ar ou sofrer um problema técnico, o conteúdo armazenado continua disponível.

Por exemplo: se um desastre natural, como enchentes, incêndios ou falha energética acontecer, tudo estará preservado e esse é seu grande artifício – a alta disponibilidade.

Segurança é um dos problemas que tiram o sono de muitos executivos. Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados, 13.709/ MP número 869), que entrará em vigor em fevereiro de 2020, os impactos com a má governança de dados dos clientes podem acarretar grandes penalidades para as empresas.

Cloud Computing – uma ferramenta que promove competitividade

As soluções em nuvem possuem todos esses benefícios que auxiliam na competitividade de uma empresa diante do mercado, já que a expansão da tecnologia só tende a se fortalecer nos próximos anos. 

Até 2020, segundo o artigo citado da Forbes, serviços de assinatura de softwares crescerão 18% e o mercado de infraestrutura (IaaS) deverá chegar a 72,4 bilhões de dólares.

Logo, a tendência é reafirmada com esses dados. Conforme o especialista Mark Phillipson, da Fujitsu EMEIA, o cloud caminha para ser o ambiente corporativo que dominará os próximos dois anos, quase como uma regra de mercado e negócios.

A Century Telecom oferece soluções que compreendem essa inclinação atual e se adequam a necessidade da sua empresa. Consulte nosso portfólio, e fale conosco!

Contrate agora as soluções Century Telecom