Pular para o conteúdo

Transformação Digital: como aplicar na minha empresa?

Transformação digital

Com o surgimento e os avanços das tecnologias muitas empresas conseguiram otimizar processos, reduzir custos e aumentar a qualidade do serviço prestado.

Ao ver o termo “transformação digital”, muitos podem pensar que é apenas fazer uso da internet e de suas facilidades, mas o conceito vai muito além disso.

Quer entender um pouco sobre ele e como aplicar na sua organização? Continue lendo!

O que é transformação digital?

Nos dias atuais a tecnologia é a principal aliada das empresas. Com os constantes avanços, ela permite a otimização nos processos, na relação com os fornecedores e na abordagem mais próxima com os clientes.

A transformação digital é fazer uso dessa tecnologia para aumentar o desempenho e melhorar os processos da empresa.

Muitos podem até pensar que isso ocorre apenas nos setores de TI, mas estão enganados. Apesar da origem da transformação ter sido nessa área, outros setores são impactados fortemente por elas: comunicação, logística, varejo, entre outras.

Isso se dá porque para qualquer empresa é necessário que tenha uma interação com o cliente e fornecedores. E a tecnologia facilita esse contato. Dito isso, algumas pessoas podem confundir esse conceito e pensar que “transformação digital” é apenas a utilização da internet e seus benefícios, mas ele vai além disso.

Conseguir aplicar ela na organização é reestruturar toda a empresa, fazendo com que a tecnologia assuma um papel estratégico, melhorando os processos e resultados.

Organizações que nasceram antes dos avanços tecnológicos enfrentam problemas na hora de passar por essa transformação. A causa são os processos, estruturas e métodos que já estão estabelecidos, e o medo de mudá-los. Além da resistência que alguns colaboradores podem apresentar as novas técnicas de trabalho.

Porque se adequar?

O principal motivo para adotar essa mudança é a possibilidade do aperfeiçoamento dos processos. Muitas das novas tecnologias que surgiram e que vem surgindo, ajudam a organização a produzir mais, de uma forma melhor, com uma qualidade maior, otimizando o tempo e diminuindo os custos.

Outra razão importante é o fato de que outras empresas estão utilizando de todos os benefícios e artifícios para se manter sempre na frente.

Então, quanto melhor sua organização fizer um trabalho, mais fácil será para se sobressair no mercado, aumentando sua vantagem competitiva e passando à frente de tantas. Agilidade e facilidade são duas coisas prezadas no mundo empresarial.

Como se adaptar as transformações digitais?

Como dissemos no início, para muitas empresas se adaptar as transformações digitais não é um processo fácil, por isso reunimos algumas dicas para fazer com que ele seja mais tranquilo:

Planejamento

Antes de qualquer coisa é necessário planejar. Para isso é importante entender a organização, suas necessidades, problemas e compromissos que possui.

É preciso saber o que o mercado espera da empresa para que vocês adequem as tecnologias a essas expectativas. Verifique também se todos os funcionários entendem a necessidade dessa transformação e compreendem como os processos da empresa irão mudar com ela.

É necessário que os gestores que irão tomar as decisões nesse momento tenham uma visão da realidade da organização e de seu funcionamento como um todo. Indo além do trabalho desenvolvido, para entender também os colaboradores que fazem parte da organização.

Digitalização

Após o planejamento, será necessário fazer uma digitalização dos arquivos. Uma das facilidades da transformação digital é a possibilidade de armazenamento sem o uso de espaços físicos.

Os termos nuvem e big data aparecem nesse momento: big data faz referência ao armazenamento de uma grande quantidade de dados, utilizando o 5V’s (velocidade, volume, variedade, veracidade e valor).

Já a nuvem é uma forma de armazenamento de dados, utilizando a internet e possibilitando o acesso de maneira remota em qualquer lugar que a pessoa esteja. Isso facilita quando funcionários que estejam fora da empresa por algum motivo, precisam acessar documentos.

Infraestrutura

Para sair do conceito e passar à prática é necessário investir também na infraestrutura. Isso quer dizer que é importante reestruturar as estruturas e equipamentos da empresa, informatizando e atualizando para que a transformação digital seja melhor aproveitada e utilizada.

Estude as possibilidades existentes e veja a que mais se adequa ao mercado em que atua. Busque ajuda do profissional de TI que trabalha para você, caso não exista, busque uma empresa de tecnologia para ajudar no processo.

Conseguir uma infraestrutura tecnológica é um passo que precisa de cuidado, planejamento e investimento. Não adianta investir em algo que seja muito bom, mas não tenha utilização ou proporcione uma melhora nos resultados da organização.

Exemplo de transformação digital

Algo que as empresas vêm demandando cada vez mais e, é um ótimo exemplo de como a transformação digital está melhorando os processos no mundo empresarial, é a possibilidade de transferência de arquivos de uma maneira prática, rápida e segura.

Quando se possui mais de uma unidade, é comum que arquivos que estão em uma localidade, sejam necessários também em outras, muitos deles são documentos importantes que não podem ser compartilhados ou que a empresa prefere que não saia dela.

Lan to lan é uma forma de interligar computadores para que eles consigam trocar informações de uma forma fácil, rápida e segura. Então, ao invés de ter que ficar esperando que um motorista faça o transporte dos arquivos, através do computador é possível fazer esse compartilhamento, caso ele seja digital.

A Century Telecom está há mais de 20 anos no mercado inovando e facilitando os serviços de telecomunicações das empresas. Seu processo de venda é feito de forma consultiva, fazendo com que os profissionais consigam entender a estrutura de cada negócio.

Com certificação em mérito empresarial/qualidade em atendimento, fornecida pelo Instituto Fênix, a Century preza pelos detalhes e o cuidado com cada operação que é feita. Conheça nossas soluções para a transformação digital clicando aqui.

Contrate agora as soluções Century Telecom